TRÁFEGO AÉREO

Projeto do DECEA concorre a prêmio na Espanha

Publicada em: 06/02/2013 12:14
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Fonte: DECEA

O projeto de implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN) nas Terminais Aéreas de Brasília e Recife rendeu ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) uma indicação ao “IHS Jane's Air Traffic Control Awards", um dos mais prestigiados entre a comunidade aeronáutica internacional. Os vencedores serão anunciados em Madri, capital espanhola, na próxima segunda-feira, dia 11, em cerimônia que abrirá a série de eventos do Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress), promovido pela Civil Air Navigation Services Organization (CANSO).

O trabalho do DECEA concorre na categoria “Eficiência Operacional” (Operational Efficiency Award). A organização disputa o prêmio com a neozelandesa Airways New Zeland, também indicada pela implementação do PBN; a norte-americana FAA, indicada pela recategorização das regras de separação de aeronaves no Aeroporto Internacional de Memphis, e a também norte-americana Midwest ATC Services – pela implantação da Separação Vertical Mínima Reduzida (RVSM) no Afeganistão.

Benefícios
A implementação da Navegação Baseada em Performance no Brasil é coordenada pelo Subdepartamento de Operações do DECEA, que, atualmente, dedica-se à extensão da iniciativa às maiores terminais aéreas do País – São Paulo e Rio de Janeiro – programada para este ano.

Entre os principais benefícios da implantação do PBN estão o aumento da segurança do espaço aéreo, por meio da implantação de procedimentos com descida contínua e estabilizada, possibilitando uma redução significativa dos eventos de colisão com o solo em voo controlado (CFIT); redução do tempo de voo das aeronaves, a partir da implantação de trajetórias ótimas de voo, independentes de auxílio à navegação aérea no solo, gerando economia de combustível e, em consequência, uma redução das emissões nocivas ao meio ambiente; e otimização das trajetórias de chegada aos aeroportos, em qualquer condição meteorológica, possibilitando evitar condições críticas de relevo e meio ambiente (ex.: ruído aeronáutico).

A implementação de trajetórias de aproximação, saída e chegada mais precisas, redução dos atrasos nos espaços aéreos e aeroportos com alta densidade de tráfego aéreo, e a diminuição da carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo e do piloto, também estão entre as vantagens da Navegação Baseada em Performance.

Prêmio
Desde 2001 o evento premia anualmente as mais destacadas iniciativas, cujos resultados agregaram maior eficácia para a atividade do controle do espaço aéreo ao longo do período. Hoje, o IHS Jane's ATC Awards é reconhecido como a mais significativa premiação relacionada à atividade no mundo.

Este ano, projetos das mais diversas organizações do setor foram submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organization) – também promotora do evento - , Eurocontrol, FAA (Administração da Aviação Federal dos EUA), IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), dentre outros.

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